Nos quatros primeiros meses de 2017, foram abertas 3.354 novas empresas no Pará, de acordo com a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). O aumento ficou em 7%, em relação ao mesmo período no ano de 2016.
Os dados divulgados pela Jucepa apontam quase 700 novas empresas registradas em Belém. No município de Marabá, no sudeste do estado, e em Ananindeua, na região metropolitana, o registro ficou em cerca de 220.
Os setores que mais registraram a maior quantidade de investimentos foram de comércio varejista de mercadorias em geral, construção de edifícios e no comércio varejista de produtos farmacêuticos.
Para a presidente da Junta, Cilene Sabino, o aumento pode estar relacionado às maiores facilidades de licenciamento que, desde 2016, pode ser realizado por meio da internet.
Especialistas alertam empreendedores a considerarem as variáveis para iniciar um negócio. O economista Rosivaldo Batista disse que é preciso cautela em relação aos riscos do mercado. "O empresário precisa dominar equação de custo, preço, competitividade no mercado e, também, o valor do produto ou serviço que pretende oferecer", explica.
Segundo o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), Fabrizio Gaglianone, a movimentação econômica, os hábitos de consumo da população e a concorrência tornam o cenário mais rigoroso, por isso é necessário conhecer tanto o mercado quanto o possível cliente.
Fonte: G1/Pará
Quer conhecer mais sobre essa tendência, acesse o link clicando aqui